quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Acupuntura funciona mesmo

Estudos mapeiam seus efeitos no cérebro e revelam seu poder contra as dores e os transtornos emocionais

 
por Diogo Sponchiato

Se ainda havia algum ocidental desconfiado que, a exemplo de São Tomé, precisava ver para crer o resultado de uma porção de agulhas finíssimas sobre o corpo, ele provavelmente deixará suas suspeitas de lado ao saber o que andam desvendando neurocientistas ao redor do globo. Na Inglaterra, uma equipe da Universidade de York acaba de exibir, por meio de imagens de ressonância magnética, que uma espetada em um ponto da mão reduz a atividade de áreas do cérebro que regem a percepção da dor. Enquanto isso, nos Estados Unidos, um experimento com camundongos da Universidade de Rochester endossa o efeito analgésico da técnica oriental ao provar que ela estimula a liberação de uma molécula, a adenosina, responsável por aliviar o desconforto. São provas, vistas a olho nu ou sob a lente do microscópio, que permitem à ciência deste canto do mundo reconhecer o que os sábios chineses já apregoavam sobre o método que ganha milhões de pacientes no Brasil e no resto do Ocidente.
 
Para botar no papel todas as indicações da acupuntura, seria preciso preencher um extenso pergaminho da China antiga. As agulhas, é claro, não são uma panaceia, mas surpreendem até os olhos céticos. Em uma experiência com ratos que sofreram lesões na coluna vertebral da Universidade Kyung Hee, na Coreia do Sul, por exemplo, os animais que foram submetidos às espetadas se recuperaram e voltaram a andar mais cedo do que os bichos livres das picadas. A acupuntura coibiu inflamações e impediu, assim, a destruição progressiva de células nervosas da coluna. É esse poder anti-inflamatório, aliás, que garante à terapia lugar de destaque no combate a asma, dores crônicas… 


Outra virtude da técnica é equilibrar as emoções, debelar a ansiedade e o desânimo e reforçar o adeus aos vícios. "Ao modular a ação da dopamina, um neurotransmissor ligado ao prazer, o método ajuda a suprir a necessidade da droga", explica Angela Tabosa. Nesse sentido, até a obesidade entra na dança. "As agulhas auxiliam a reduzir a compulsão por comida", afirma a coordenadora do Centro de Estudo e Pesquisa da Medicina Chinesa, em São Paulo.


Acupuntura para evitar lesões

Consagrada no tratamento de dores e contusões, a terapia chinesa se destaca como aliada na prevenção de problemas ligados aos esportes  

 por Olivia Nachle | design Pilker | ilustração AP303


Atletas profissionais do nível de Neymar já lançam mão delas há algum tempo para aliviar processos dolorosos e se recuperar rapidamente de desgastes musculares. Acontece que, aqui no Brasil, a terapia chinesa estava quase totalmente restrita ao tratamento de lombalgias, tendinites e outros chabus decorrentes do excesso de exercício físico. Mas o conceito de que ela pode impedir o surgimento desse tipo de problema começa a ganhar força em território nacional.

"A filosofia da acupuntura sempre foi focada na prevenção", informa o médico do esporte e especialista nessa técnica milenar Daniel Gentil, da Universidade Federal de São Paulo. Isso porque as agulhas agem nas causas funcionais, ou seja, nas inflamações, edemas, encurtamentos musculares e pequenos derrames nos músculos que, se não controlados, originam a lesão ou ao menos agravam outra já existente. "Aliás, grande parte dos quadros surge de antigos problemas mal reabilitados", adverte Liaw Chao, eletroacupunturista com foco em esportes.

Vale ressaltar que o método deve ser adaptado para cada prática. É que o acupunturista precisa identificar as áreas mais sujeitas a contusões com base na atividade física escolhida pelo paciente. A par dessas informações, ele aplica as agulhas em pontos específicos. "Cada esporte gera uma sobrecarga única em determinadas regiões", reforça Joel Steinmen, médico do esporte e acupunturista de Florianópolis, em Santa Catarina. "A acupuntura trabalha na estimulação dessas áreas a fim de encontrar e manter o equilíbrio para que as lesões não apareçam", completa.

Pelo corpo dos esportistas.
Confira 11 tormentos que a acupuntura pode evitar

As agulhadas nos protegem por uma série de motivos. Elas relaxam a musculatura, facilitam a circulação sanguínea, controlam processos inflamatórios e trazem uma sensação prazerosa por promoverem a liberação de endorfinas.








"Segundo a tradição chinesa, a acupuntura age na harmonização das energias. Já do ponto de vista ocidental, ela ativa grandes nervos periféricos", ensina Gentil. De qualquer modo, a ideia é que as agulhas não produzem efeitos apenas onde são posicionadas, mas no organismo todo. "A técnica, por exemplo, patrocina a liberação de substâncias que trazem bem-estar. Portanto, incrementa não só a capacidade física como a mental", avalia Gilberto Rodrigues, de São Paulo. E, com bom humor, a chance de você não cair no sedentarismo por pura preguiça, pelo menos em tese, aumenta. 
 
Mas será que o método também melhoraria o desempenho físico? Para Liaw Chao, a resposta é afirmativa. "Ao longo dos treinos, naturalmente surgem encurtamentos na musculatura, entorses e processos inflamatórios. Como a acupuntura resolve esses empecilhos, a performance do indivíduo melhora", argumenta.


Acupuntura ameniza sintomas do Parkinson

Exames de imagem mostram que, após as sessões de agulhadas, áreas do cérebro atingidas pela doença retomam sua atividade  

por Talita Eredia | ilustração Lula


A descoberta vem da Universidade de Seul, na Coreia do Sul. Os pesquisadores identificaram sinais de atividade em áreas da massa cinzenta afetadas pela doença depois de estimularem com agulhas um ponto na perna de indivíduos com o problema. A comprovação foi feita por meio de imagens de ressonância magnética. "A acupuntura pode promover a liberação de neurotransmissores como a dopamina, que estão vinculados à melhora dos sintomas", explica Hildebrando Sábato, presidente do Colégio Médico de Acupuntura. Mas não são apenas os parkinsonianos os beneficiários da técnica. Outro estudo, realizado com 18 mil pessoas ao redor do globo, indica que o método auxilia a aplacar dores crônicas e até mesmo aquelas típicas de quadros de enxaqueca.


quarta-feira, 17 de julho de 2013

Agende sua consulta de Acupuntura

Caros clientes,

As consultas de Acupuntura poderão ser pré
-agendadas através do site http://www.helpsaude.com 

ou pelo telefone: (28) 3511 2319.

Atenciosamente,
Dra Sandra Rodrigues Siqueira Amaral.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

ATO MÉDICO VETADO

 
Quinta-feira, 11 de julho de 2013 às 8:56

Dilma sanciona com vetos Lei do Ato Médico

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, com vetos, o Projeto de Lei n. 268, de 2002, que dispõe sobre o exercício da Medicina. Segundo o texto publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (11), foram ouvidos os ministérios da Saúde, do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Fazenda e a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Confira as razões para os vetos:

“Comunico a Vossa Excelência que, nos termos do § 1o do art. 66 da Constituição, decidi vetar parcialmente, por contrariedade ao interesse público, o Projeto de Lei no 268, de 2002 (no 7.703/06 na Câmara dos Deputados), que “Dispõe sobre o exercício da Medicina”.
Ouvidos, os Ministérios da Saúde, do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Fazenda e a Secretaria-Geral da Presidência da República manifestaram-se pelo veto aos seguintes dispositivos:

Inciso I do caput e § 2o do art. 4o
“I – formulação do diagnóstico nosológico e respectiva prescrição terapêutica;”
“§ 2o Não são privativos do médico os diagnósticos funcional, cinésio-funcional, psicológico, nutricional e ambiental, e as avaliações comportamental e das capacidades mental, sensorial e perceptocognitiva.”

Razões dos vetos

“O texto inviabiliza a manutenção de ações preconizadas em protocolos e diretrizes clínicas estabelecidas no Sistema Único de Saúde e em rotinas e protocolos consagrados nos estabelecimentos privados de saúde. Da forma como foi redigido, o inciso I impediria a continuidade de inúmeros programas do Sistema Único de Saúde que funcionam a partir da atuação integrada dos profissionais de saúde, contando, inclusive, com a realização do diagnóstico nosológico por profissionais de outras áreas que não a médica. É o caso dos programas de prevenção e controle à malária, tuberculose, hanseníase e doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros. Assim, a sanção do texto colocaria em risco as políticas públicas da área de saúde, além de introduzir elevado risco de judicialização da matéria.

O veto do inciso I implica também no veto §2º, sob pena de inverter completamente o seu sentido. 

Por tais motivos, o Poder Executivo apresentará nova proposta que mantenha a conceituação técnica adotada, porém compatibilizando-a com as práticas do Sistema Único de Saúde e dos estabelecimentos privados.”

Os Ministérios da Saúde, do Planejamento, Orçamento e Gestão e a Secretaria-Geral da Presidência da República opinaram, ainda, pelo veto aos dispositivos a seguir transcritos:

Incisos VIII e IX do art. 4o

“VIII – indicação do uso de órteses e próteses, exceto as órteses de uso temporário;
IX – prescrição de órteses e próteses oftalmológicas;”

Razões dos vetos

“Os dispositivos impossibilitam a atuação de outros profissionais que usualmente já prescrevem, confeccionam e acompanham o uso de órteses e próteses que, por suas especificidades, não requerem indicação médica. Tais competências já estão inclusive reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde e pelas diretrizes curriculares de diversos cursos de graduação na área de saúde. Trata-se, no caso do inciso VIII, dos calçados ortopédicos, das muletas axilares, das próteses mamárias, das cadeiras de rodas, dos andadores, das próteses auditivas, dentre outras. No caso do inciso IX, a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde já reconhecem o papel de profissionais não médicos no atendimento de saúde visual, entendimento este que vem sendo respaldado no País pelo Superior Tribunal de Justiça. A manutenção do texto teria um impacto negativo sobre o atendimento à saúde nessas hipóteses.”

Incisos I e II do § 4o do art. 4o
“I – invasão da epiderme e derme com o uso de produtos químicos ou abrasivos;
II – invasão da pele atingindo o tecido subcutâneo para injeção, sucção, punção, insuflação, drenagem, instilação ou enxertia, com ou sem o uso de agentes químicos ou físicos;”

Razões dos vetos

“Ao caracterizar de maneira ampla e imprecisa o que seriam procedimentos invasivos, os dois dispositivos atribuem privativamente aos profissionais médicos um rol muito extenso de procedimentos, incluindo alguns que já estão consagrados no Sistema Único de Saúde a partir de uma perspectiva multiprofissional. Em particular, o projeto de lei restringe a execução de punções e drenagens e transforma a prática da acupuntura em privativa dos médicos, restringindo as possibilidades de atenção à saúde e contrariando a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde. O Poder Executivo apresentará nova proposta para caracterizar com precisão tais procedimentos. “

Incisos I, II e IV do § 5o do art. 4o
“I – aplicação de injeções subcutâneas, intradérmicas, intramusculares e intravenosas, de acordo com a prescrição médica;
II – cateterização nasofaringeana, orotraqueal, esofágica, gástrica, enteral, anal, vesical, e venosa periférica, de acordo com a prescrição médica;”
“IV – punções venosa e arterial periféricas, de acordo com a prescrição médica;”

Razões dos vetos

“Ao condicionar os procedimentos à prescrição médica, os dispositivos podem impactar significativamente o atendimento nos estabelecimentos privados de saúde e as políticas públicas do Sistema Único de Saúde, como o desenvolvimento das campanhas de vacinação. Embora esses procedimentos comumente necessitem de uma avaliação médica, há situações em que podem ser executados por outros profissionais de saúde sem a obrigatoriedade da referida prescrição médica, baseados em protocolos do Sistema Único de Saúde e dos estabelecimentos privados.”

Inciso I do art. 5o
“I – direção e chefia de serviços médicos;”

Razões dos vetos

“Ao não incluir uma definição precisa de ‘serviços médicos’, o projeto de lei causa insegurança sobre a amplitude de sua aplicação. O Poder Executivo apresentará uma nova proposta que preservará a lógica do texto, mas conceituará o termo de forma clara.”

Essas, Senhor Presidente, as razões que me levaram a vetar os dispositivos acima mencionados do projeto em causa, as quais ora submeto à elevada apreciação dos Senhores Membros do Congresso Nacional.”


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Currículo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)


- Pós - Graduada em GESTÃO EM SAÚDE pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) - ES. 
- Pós - Graduada em ACUPUNTURA pelo INCISA IMAM - MG.
- Conteudista de Cursos em Atualização Profissional no âmbito da Acupuntura Chinesa. 
- Desenvolvimento de trabalhos vinculados à Acupuntura em consultório privado cadastrado no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) n˚ 6771238.

- Graduação Superior em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo-ES.
- Experiência no âmbito Gerencial, Enfermagem e Pesquisa de Iniciação Científica em campus Universitário.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Vídeos e Reportagens

Saiba mais sobre a Acupuntura

Globo Repórter

 
  
Acupuntura e quimioterapia

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/gilberto-dimenstein/2010/04/14/ACUPUNTURA-E-QUIMIOTERAPIA.htm 

Pesquisa mostra como acupuntura recupera a espinha dorsal

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2010/04/27/pesquisa-mostra-como-acupuntura-recupera-espinha-dorsal-916440175.asp 

 
Neymar se apresenta com dores e passa por sessão de Acupuntura 



Apesar de em pouco mais de três anos de carreira como profissional nunca sofrera uma lesão grave, Neymar reapresentou-se no CT Rei Pelé, nesta quinta-feira, reclamando de dores musculares. 

No Twitter, Neymar postou duas fotos do tratamento, uma delas com agulhas de Acupuntura. O procedimento fôra realizado para aliviar a dor e desbloquear contraturas musculares.


Apesar da preocupação do departamento médico alvinegro, o jogador não apresentou nenhuma lesão.

domingo, 21 de novembro de 2010

DÚVIDAS FREQUENTES

1. CRIANÇAS PODEM FAZER ACUPUNTURA?

Sim, porém se faz necessário, na maioria dos casos , a substituição por laser , STIPER, dentre outras ferramentas.

2. AS MULHERES GRÁVIDAS PODEM FAZER ACUPUNTURA?

Sim, visto que a terapia auxilia na diminuição de lobalgias, diminuição da ansiedade e náuseas, potencializar a qualidade do sono, dentre outros.

Existem alguns pontos que não deverão ser punturados, pois viabilizam contrações uterinas, provocando o aborto, mas um profissional especialista em Acupuntura sabe elencar adequadamente os pontos.

3. DEVO PARAR DE TOMAR MEUS REMÉDIOS ENQUANTO FAÇO ACUPUNTURA?

Não, visto que apenas o profissional que prescrevera pode suspender a medicação. Apesar de algumas medicações alopáticas mascararem alguns sintomas, o especialista em Acupuntura saberá identificar distúrbios energéticos. 

Com o tratamento de Acupuntura o cliente perceberá mudanças fisiológicas e na maioria dos casos o médico responsável pela prescrição medicamentosa , normalmente, altera a dosagem. Em muitos casos o médico suspende as medicações. 


4. PRECISO DE UM ENCAMINHAMENTO MÉDICO PARA FAZER ACUPUNTURA?

Não. Após a anamnese (entrevista), caso necessário o profissional encaminhará o cliente para o médico - clínico geral e com auxílio de exames laboratoriais saber-se á identificar a terapia recomendada. O especialista em Acupuntura sabe identificar problemáticas que podem ou não ser tratadas por meio da terapia.

O importante é valorizar o trabalho da equipe multidisciplinar para que cada profissional trabalhe com excelência, com respeito a ética - legal - profissional.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

2011: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA WFAS SOBRE ACUPUNTURA NO BRASIL

A WFAS - World Federation of Acupuncture Societies (Federação Mundial de Sociedades de Acupuntura) é uma organização não-governamental formada pela união internacional de sociedades de Acupuntura e moxabustão, tendo uma relação formal com a  OMS (Organização Mundial de Saúde), da ONU (Organização das Nações Unidas).


SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA WFAS 2011

Local: Hotel Maksoud Plaza - São Paulo - Brasil.

Data: 04 a 6 de novembro de 2011.
Tema: Investigação Científica, Educação, Regulamentação e Prática Clínica.






Em breve: Postagens sobre os Trabalhos apresentados no Simpósio.


 
 

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Blog de ACUPUNTURA CHINESA é TOP 1 - 2010 - Juri Popular na Categoria "Saúde - Profissional".

O TOP BLOG divulgou em 18/12/2010 os Blogs mais votados pelo pelo Júri Popular; O  Blog "ACUPUNTURA CHINESA" ficara em lugar na categoria: Saúde - Profissional.


De acordo com a organização do Prêmio, só na primeira fase, o Prêmio Top Blog recebeu mais de 15 mil inscritos, mais de 1 milhão de votos e mais de 1 bilhão de impressões do selo.


O Prêmio Top Blog é um sistema interativo de incentivo cultural, destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica, os  Blogs nacionais mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (pessoal, profissional e corporativo) e categorias.

 Muito obrigada pelos votos!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

PUNTURAS


quarta-feira, 23 de junho de 2010

ACUPUNTURA: Ha mais de 200 indicações segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde)


Segue algumas problemáticas tratadas através da Acupuntura; O diagnóstico é energético e difere do modelo Ocidental


- Ansiedade.
- Constipação intestinal.
- Depressão.
- Distúrbios da Menopausa.
- Dores (Cabeça; Fibromialgia; Osteoartrite; Osteoartrose; Lombar; Tendinite, etc.).
- Esporão de Calcâneo.
- Estresse.
- Gastrite.
- Hemorróidas.
- Hipertensão Arterial e Hipotensão primária.
- Edema (Inchaço).
- Insônia.
- Labirintite.
- Náuseas e Vômitos.
- Ovário policístico.
- Problemas respiratórios (Gripe; Rinite alérgica; Sinusite; Asma brônquica...).
- Déficit ou Excesso de desejo sexual.
- Infertilidade.
- Tabagismo.
- Tendinite.
- TPM.
- Vertigem.
- Zumbido no ouvido.

sábado, 8 de maio de 2010

ACUPUNTURA ESTÉTICA

- Acne e alguns tipos de manchas de pele.
- Celulite.
- Estrias.
- Diminuição de quelóides.
- Gordura localizada.
- Flacidez.
- Obesidade e Sobrepeso.
- Rejuvenescimento facial (Olheiras, Rugas, etc.).

Tratamento para Rugas



  Tratamento para Estrias



Tratamento para Estrias

AURÍCULO ACUPUNTURA


Baseia-se nos princípios da acupuntura, oficializada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), com a particularidade na atuação de pontos energéticos no pavilhão auricular, com a utilização de agulhas, STIPER ou sementes podendo utilizar várias ferramentas, dentre elas o laser.

Aurículo acupuntura é indicada para várias doenças como: obesidade, lombalgias, mau funcionamento dos órgãos, dores de cabeça, TPM, vícios (tabagismo...) entre outros.


quarta-feira, 5 de maio de 2010

PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares) no SUS - PROFISSIONAIS HABILITADOS






Atualmente, no Brasil, todos Especialistas de Acupuntura são fiscalizados e direcionados ao cumprimento das normatizações éticas com base nas preconizações de seus respectivos Conselhos.


Abaixo um vídeo relacionado à Acupuntura Chinesa, porém ha algumas informações não reveladas, como outros CONSELHOS profissionais que autorizam a prática da Acupuntura no Brasil. Ha equívocos relacionados à falta de assepsia antes do procedimento, contaminação da agulha, bem como o EPI (Equipamento de Proteção Individual).Em 18 min de vídeo, ha demonstrações sobre Acupuntura no SUS (Sistema Único de Saúde).


REEMBOLSO DA CONSULTA DE ACUPUNTURA

Por Dr. José Roberto Tavares Lima:

Vários Planos de Saúde prometem reembolsar integral ou parcialmente o valor das sessões de acupuntura, porém relatam que só o farão se o profissional que atender ao seu segurado for médico.

Não ha Lei Federal que exclua outros profissionais da área de saúde praticarem a acupuntura ou ainda, Lei Federal que torne a prática de acupuntura uma exclusividade médica, então alguns Planos de Saúde estão cometendo duas irregularidades: discriminação profissional e reserva de mercado (para os médicos, é claro).
Alerto que o Conselho Nacional de Saúde já se manifestou a respeito do assunto e coloco aqui na íntegra o que foi decidido na reunião:

RECOMENDAÇÃO CNS Nº 027, DE 15 DE OUTUBRO DE 2009.

O Plenário do Conselho Nacional de Saúde, em sua Ducentésima Segunda Reunião Ordinária, realizada nos dias 14 e 15 de outubro de 2009, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, pela Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990 e pelo Decreto nº 5.839, de 11 de julho de 2006, e considerando a Portaria MS nº 971 de 3 de maio de 2006 que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde;

Considerando o que preconiza a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde e implementada pelo Ministério da Saúde, que prevê a utilização multiprofissional da Medicina Tradicional Chinesa, no que concerne à Acupuntura

RESOLVE:

Recomendar a Agencia Nacional de Saúde Suplementar para que as operadoras de saúde que oferecem estes serviços incluam os profissionais de nível superior com especialidade em Acupuntura (cirurgiões dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais e demais reconhecidos como especialistas), no quadro de profissionais credenciados junto àquelas operadoras, de acordo com o que prevê a legislação em vigor, ou seja, as Portarias do Ministério da Saúde nº 971, de 03 de maio de 2006 e nº 154, de 18 de março de 2008.

Plenário do Conselho Nacional de Saúde em sua Ducentésima Segunda Reunião Ordinária.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

MOXABUSTÃO


Moxabustão é um termo japonês "Mogusa" que significa: Erva que queima. O primeiro registro  fôra encontrado em textos médicos durante a Dinastia Song (960 d.C.), mas provavelmente foi usada por muito mais tempo. 


Dessa forma a moxabustão é uma técnica de aquecimento dos ressonadores (pontos de energia), normalmente de maneira indireta ou com o uso de elementos de interposição.  Os mesmos ressonadores onde se aplica a acupuntura, também, se pode aplicar a moxa.


Ressalta-se de Ressonadores são pontos de energia espalhados pelo corpo que são identificados sobre os canais energéticos (meridianos); São 361 ressonadores distribuídos em 14 canais de energia. Além desses, existem ainda outros ressonadores, chamados de ressonadores extras, são mais de 60 pontos de energia, sendo que a maioria está localizada fora dos canais energéticos.


A moxa é preparada a partir da artemísia (Artemisia vulgaris), uma erva perene comum. As folhas aromáticas são secas e peneiradas várias vezes até que fiquem macias. O bastão, de moxa, alcança temperaturas altas emitindo raios infravermelhos de curta longitude de onda e com uma qualidade particular muito estimulante. O calor da moxa produz vaso dilatação, efeito analgésico, antiinflamatório, transmutador e calmante. O fogo, sendo um elemento transmutador por excelência, sempre vai produzir um efeito de conforto e estimulante.

O aquecimento dos ressonadores (pontos de energia) fornece calor e energia ao corpo. A moxa indireta pode ser aplicada a uma região edemaciada e dolorida, como uma articulação com artrite. Também é apropriado aplicar calor indireto em pontos de acupuntura específicos, como o Zusanli (E 36) ou Mingmen, para criar um efeito sistémico. O calor colocado nesses pontos aumenta o metabolismo e a imunidade do corpo, de modo que a Moxabustão, nesses pontos, também pode ser usada como um cuidado preventivo.

A aplicação de moxa ao ponto de Acupuntura, por exemplo, em E 36 possui um efeito energizante no corpo, especialmente em relação às funções digestivas e imunológicas.  Por isso, a moxa está indicada para enfermidades por frio e/ou umidade, dispersar frio, restaurar o Yang, auxílio no tratamento de edemas, indigestões, náuseas,  choque, dentre outros, bem como para todos os clientes com deficiência de energia - cansadas física e mentalmente - idosos - crianças de qualquer idade - convalescentes e doenças crônicas.
       
A moxa, além de ser utilizada para o tratamento de enfermidades, é também de grande utilidade na prevenção, pois fortalece a saúde e leva o ser a longevidade; Após a aplicação a pele pode ficar hiperemiada (avermelhada) pela ação da moxa, mas desaparecerá de imediato sem a necessidade de fazer qualquer tratamento. 
      
Ha algumas contraindicações, como por exemplo, em Hipertensão Arterial (alguns pontos), gravidez (alguns pontos), dentre outros, porém faz-se mister a anamnese/exame físico antes do direcionamento ao tratamento.

Comentários: Acupuntura Estética




Localização do Consultório de Acupuntura - Credenciamentos - Apresentação de SLIDES

Acesse as imagens para melhor visualização



Ed Jaraguá: Sala 4
Rua João Penha, nº 03, bairro: Gilberto Machado. 
Cachoeiro de Itapemirim - ES.

Pré-agendamento:
www.helpsaude.com.br
(28) 3511 2319


Credenciamento