quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Acupuntura funciona mesmo

Estudos mapeiam seus efeitos no cérebro e revelam seu poder contra as dores e os transtornos emocionais

 
por Diogo Sponchiato

Se ainda havia algum ocidental desconfiado que, a exemplo de São Tomé, precisava ver para crer o resultado de uma porção de agulhas finíssimas sobre o corpo, ele provavelmente deixará suas suspeitas de lado ao saber o que andam desvendando neurocientistas ao redor do globo. Na Inglaterra, uma equipe da Universidade de York acaba de exibir, por meio de imagens de ressonância magnética, que uma espetada em um ponto da mão reduz a atividade de áreas do cérebro que regem a percepção da dor. Enquanto isso, nos Estados Unidos, um experimento com camundongos da Universidade de Rochester endossa o efeito analgésico da técnica oriental ao provar que ela estimula a liberação de uma molécula, a adenosina, responsável por aliviar o desconforto. São provas, vistas a olho nu ou sob a lente do microscópio, que permitem à ciência deste canto do mundo reconhecer o que os sábios chineses já apregoavam sobre o método que ganha milhões de pacientes no Brasil e no resto do Ocidente.
 
Para botar no papel todas as indicações da acupuntura, seria preciso preencher um extenso pergaminho da China antiga. As agulhas, é claro, não são uma panaceia, mas surpreendem até os olhos céticos. Em uma experiência com ratos que sofreram lesões na coluna vertebral da Universidade Kyung Hee, na Coreia do Sul, por exemplo, os animais que foram submetidos às espetadas se recuperaram e voltaram a andar mais cedo do que os bichos livres das picadas. A acupuntura coibiu inflamações e impediu, assim, a destruição progressiva de células nervosas da coluna. É esse poder anti-inflamatório, aliás, que garante à terapia lugar de destaque no combate a asma, dores crônicas… 


Outra virtude da técnica é equilibrar as emoções, debelar a ansiedade e o desânimo e reforçar o adeus aos vícios. "Ao modular a ação da dopamina, um neurotransmissor ligado ao prazer, o método ajuda a suprir a necessidade da droga", explica Angela Tabosa. Nesse sentido, até a obesidade entra na dança. "As agulhas auxiliam a reduzir a compulsão por comida", afirma a coordenadora do Centro de Estudo e Pesquisa da Medicina Chinesa, em São Paulo.


8 comentários:

  1. Olá Sandra.

    Adorei seu blog! Tbm adorei o tratamento de acupuntura para ansiedade - minha vida é outra! Estou mais tranquila e disposta!

    Devo continuar o tratamento ou só manutenção?

    bjk.
    Estela Carvalho Peixoto - sua paciente de Venda Nova que procurou tratamento em 2009.

    ResponderExcluir
  2. Cara Estela,

    Lembro-me do seu caso e me felicito quanto à melhora dos sintomas que a afligiam na época.

    A continuidade do tratamento é definida de acordo com a avaliação do profissional Acupunturista. Sugiro uma consulta para maiores esclarecimentos.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  3. Te achei doutora :B

    Valeu por tirar minha ansiedade. As agulhinhas são show de bola.

    SÓ NA BOA! HUHAUA.

    Flay FILIPE.

    ResponderExcluir
  4. fiz terapia com as agulhinhas durante 1 ano e nunca mais tive depressao. mudei para vitoria e gostaria de saber se a doutora sanndar trabalha la. orliete.

    ResponderExcluir
  5. Cara Orliete,

    Atualmente atendo, apenas, no consultório em Cachoeiro de Itapemirim - ES.

    Indico o Dr Glicério e Dra Rubia, ambos professores e especialistas em Acupuntura que atuam em Vitória - ES. Telefona para (28) 3036 1314 para obter contato desses profissionais.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  6. Acupuntura é bom para TPM? Fico surtada no período! Preciso de ajuda!

    ResponderExcluir
  7. Cara,

    Acupuntura é um excelente tratamento para TPM - Tensão Pré Menstrual, entretanto há algumas condicionantes que merecem atenção.

    Aumente a ingesta d'água (até 2,5l ou 3l) e evite, nesse período e durante a menstruação:

    - psicoativos (café, chocolates, chá mate, etc).
    - exercícios físicos intensos.

    Com o tratamento os sintomas mais comuns serão aliviados, como ansiedade, agressividade, desconcentração, mau humor, edema, seios doloridos, alterações emocionais, etc.

    Vale lembrar que o hábito da pratica de exercícios e uma reeducação alimentar favorecem a estabilidade do organismo. Sugere-se alimentos saudáveis como legumes e verduras, evitando excesso de sal, açúcar, álcool, café e refrigerante.

    ResponderExcluir