quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

MOXABUSTÃO


Moxabustão é um termo japonês "Mogusa" que significa: Erva que queima. O primeiro registro  fôra encontrado em textos médicos durante a Dinastia Song (960 d.C.), mas provavelmente foi usada por muito mais tempo. 


Dessa forma a moxabustão é uma técnica de aquecimento dos ressonadores (pontos de energia), normalmente de maneira indireta ou com o uso de elementos de interposição.  Os mesmos ressonadores onde se aplica a acupuntura, também, se pode aplicar a moxa.


Ressalta-se de Ressonadores são pontos de energia espalhados pelo corpo que são identificados sobre os canais energéticos (meridianos); São 361 ressonadores distribuídos em 14 canais de energia. Além desses, existem ainda outros ressonadores, chamados de ressonadores extras, são mais de 60 pontos de energia, sendo que a maioria está localizada fora dos canais energéticos.


A moxa é preparada a partir da artemísia (Artemisia vulgaris), uma erva perene comum. As folhas aromáticas são secas e peneiradas várias vezes até que fiquem macias. O bastão, de moxa, alcança temperaturas altas emitindo raios infravermelhos de curta longitude de onda e com uma qualidade particular muito estimulante. O calor da moxa produz vaso dilatação, efeito analgésico, antiinflamatório, transmutador e calmante. O fogo, sendo um elemento transmutador por excelência, sempre vai produzir um efeito de conforto e estimulante.

O aquecimento dos ressonadores (pontos de energia) fornece calor e energia ao corpo. A moxa indireta pode ser aplicada a uma região edemaciada e dolorida, como uma articulação com artrite. Também é apropriado aplicar calor indireto em pontos de acupuntura específicos, como o Zusanli (E 36) ou Mingmen, para criar um efeito sistémico. O calor colocado nesses pontos aumenta o metabolismo e a imunidade do corpo, de modo que a Moxabustão, nesses pontos, também pode ser usada como um cuidado preventivo.

A aplicação de moxa ao ponto de Acupuntura, por exemplo, em E 36 possui um efeito energizante no corpo, especialmente em relação às funções digestivas e imunológicas.  Por isso, a moxa está indicada para enfermidades por frio e/ou umidade, dispersar frio, restaurar o Yang, auxílio no tratamento de edemas, indigestões, náuseas,  choque, dentre outros, bem como para todos os clientes com deficiência de energia - cansadas física e mentalmente - idosos - crianças de qualquer idade - convalescentes e doenças crônicas.
       
A moxa, além de ser utilizada para o tratamento de enfermidades, é também de grande utilidade na prevenção, pois fortalece a saúde e leva o ser a longevidade; Após a aplicação a pele pode ficar hiperemiada (avermelhada) pela ação da moxa, mas desaparecerá de imediato sem a necessidade de fazer qualquer tratamento. 
      
Ha algumas contraindicações, como por exemplo, em Hipertensão Arterial (alguns pontos), gravidez (alguns pontos), dentre outros, porém faz-se mister a anamnese/exame físico antes do direcionamento ao tratamento.

13 comentários:

  1. Sempre me submeti ao tratamento com aurículo e os resultados foram fantásicos, principalmente para Ansiedade, dores e zumbido no ouvido.

    ResponderExcluir
  2. Eliminei o cigarro da minha vida após 22 anos de vício. Esse tratamento salvou minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Nunca mais tive insônia depois da aurículo.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei feliz em saber que a doutora está com blog.Agora poderei acompanhar as novidades!

    Cristiane está ótima, não tem insonia e não se queixa de ansiedade! Ela pediu para agradecer.

    O tratamento sem a sua doçura não seria tão bom!
    Recomendo e aprovo a acupuntura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Sandra, meu filho melhorou mesmo! Muito obrigada mesmo. Será que no meu caso vc pode subistituir as agulhas por laser? Chego de SP no final de fevereiro.
    Filipe falou que esta com saudades.
    beijão.
    Diléia.

    ResponderExcluir
  6. Prezada Diléia,

    Estou muito feliz com a resposta do organismo do Filipe.

    Quanto ao seu tratamento faz-se mister uma reavaliação a fim de elencar as prioridades e possibilidades da substituição.

    Aguardo notícias. Abraços cordiais.
    Dra. Sandra R S Amaral.

    ResponderExcluir
  7. As agulhas ficam na orelha? Dói?Qual o tamanho? Como uma agulha cura tpm?

    ResponderExcluir
  8. Prezado (a),

    A terapia através da Aurículo Acupuntura é excelente para o tratamento de distúrbios energéticos que provocam TPM. Dessa forma o profissional deverá avaliar as problemáticas energéticas e direcionar o tipo de ferramenta a ser utilizada, como por exemplo, agulhas (de aurículo são muito pequenas e finas...), sementes, STIPER, laser (muito utilizado em crianças) dentre outros.

    Quanto ao limiar de sensibilidade à dor, é subjetivo, ou seja, depende da sensibilidade do cliente ao desconforto no momento de introdução da agulha de aurículo. Por isso faz-se necessário a avaliação do profissional para que a terapia seja realizada com sucesso e com menos desconforto para o cliente.

    Estou à disposição para qualquer esclarecimento.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal seu blog!

    ResponderExcluir
  10. Parabens pelo blog. Está muito bom.

    ResponderExcluir
  11. Moxa para a libido é tudo!

    ResponderExcluir
  12. Posso deixar de tomar diurético e substituir por acupuntura? Rose.

    ResponderExcluir
  13. A Acupuntura age nos canais energéticos (meridianos), possibilitando o reequilíbrio energético, viabilizando, em casos específicos, o aumento da excreção no volume urinário. Entretanto só o médico que prescrevera o diurético pode suspender a medicação.


    ResponderExcluir