quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Acupuntura para evitar lesões

Consagrada no tratamento de dores e contusões, a terapia chinesa se destaca como aliada na prevenção de problemas ligados aos esportes  

 por Olivia Nachle | design Pilker | ilustração AP303


Atletas profissionais do nível de Neymar já lançam mão delas há algum tempo para aliviar processos dolorosos e se recuperar rapidamente de desgastes musculares. Acontece que, aqui no Brasil, a terapia chinesa estava quase totalmente restrita ao tratamento de lombalgias, tendinites e outros chabus decorrentes do excesso de exercício físico. Mas o conceito de que ela pode impedir o surgimento desse tipo de problema começa a ganhar força em território nacional.

"A filosofia da acupuntura sempre foi focada na prevenção", informa o médico do esporte e especialista nessa técnica milenar Daniel Gentil, da Universidade Federal de São Paulo. Isso porque as agulhas agem nas causas funcionais, ou seja, nas inflamações, edemas, encurtamentos musculares e pequenos derrames nos músculos que, se não controlados, originam a lesão ou ao menos agravam outra já existente. "Aliás, grande parte dos quadros surge de antigos problemas mal reabilitados", adverte Liaw Chao, eletroacupunturista com foco em esportes.

Vale ressaltar que o método deve ser adaptado para cada prática. É que o acupunturista precisa identificar as áreas mais sujeitas a contusões com base na atividade física escolhida pelo paciente. A par dessas informações, ele aplica as agulhas em pontos específicos. "Cada esporte gera uma sobrecarga única em determinadas regiões", reforça Joel Steinmen, médico do esporte e acupunturista de Florianópolis, em Santa Catarina. "A acupuntura trabalha na estimulação dessas áreas a fim de encontrar e manter o equilíbrio para que as lesões não apareçam", completa.

Pelo corpo dos esportistas.
Confira 11 tormentos que a acupuntura pode evitar

As agulhadas nos protegem por uma série de motivos. Elas relaxam a musculatura, facilitam a circulação sanguínea, controlam processos inflamatórios e trazem uma sensação prazerosa por promoverem a liberação de endorfinas.








"Segundo a tradição chinesa, a acupuntura age na harmonização das energias. Já do ponto de vista ocidental, ela ativa grandes nervos periféricos", ensina Gentil. De qualquer modo, a ideia é que as agulhas não produzem efeitos apenas onde são posicionadas, mas no organismo todo. "A técnica, por exemplo, patrocina a liberação de substâncias que trazem bem-estar. Portanto, incrementa não só a capacidade física como a mental", avalia Gilberto Rodrigues, de São Paulo. E, com bom humor, a chance de você não cair no sedentarismo por pura preguiça, pelo menos em tese, aumenta. 
 
Mas será que o método também melhoraria o desempenho físico? Para Liaw Chao, a resposta é afirmativa. "Ao longo dos treinos, naturalmente surgem encurtamentos na musculatura, entorses e processos inflamatórios. Como a acupuntura resolve esses empecilhos, a performance do indivíduo melhora", argumenta.


2 comentários:

  1. Joguei bola por muito anos e depois virei sedentário. Quando faz frio meu joelho dói muito. Será que a acupuntura vai resolver meu problema?
    Adelmo.

    ResponderExcluir
  2. Adelmo,

    Dependerá da resposta do seu organismo à terapia. Normalmente os resultados são positivos.

    ResponderExcluir