quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Acupuntura ameniza sintomas do Parkinson

Exames de imagem mostram que, após as sessões de agulhadas, áreas do cérebro atingidas pela doença retomam sua atividade  

por Talita Eredia | ilustração Lula


A descoberta vem da Universidade de Seul, na Coreia do Sul. Os pesquisadores identificaram sinais de atividade em áreas da massa cinzenta afetadas pela doença depois de estimularem com agulhas um ponto na perna de indivíduos com o problema. A comprovação foi feita por meio de imagens de ressonância magnética. "A acupuntura pode promover a liberação de neurotransmissores como a dopamina, que estão vinculados à melhora dos sintomas", explica Hildebrando Sábato, presidente do Colégio Médico de Acupuntura. Mas não são apenas os parkinsonianos os beneficiários da técnica. Outro estudo, realizado com 18 mil pessoas ao redor do globo, indica que o método auxilia a aplacar dores crônicas e até mesmo aquelas típicas de quadros de enxaqueca.


5 comentários:

  1. Doutora,

    Adorei a matéria porque lembrei quando a senhora tratou meu pai, Wilson Mirada, em Campos. Ele precisa continuar acupuntura porque foi muito bom. A senhora só antende em Cachoeiro? Vou ligar para marcar um horário.

    :D
    Marinete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Marinete,

      Me felicita o agrado da reportagem sobre Parkinson. Postarei outras reportagens sobre o assunto.

      Atualmente atendo em Cachoeiro de Itapemirim - ES e será um prazer rever o seu pai.

      Atenciosamente,

      Excluir
  2. Sandra.
    Desde 2004 meu pai tem parkinson. Nunca fez acupuntura. Você acha que pode ser revertido?
    Obrigada. Luciana.

    ResponderExcluir
  3. Cara Luciana,

    O distúrbio energético que potencializa os sintomas de 'Parkinson" pode ser trabalhado e dependendo da resposta do organismo do cliente os sintomas podem ser amenizados e/ou sanados. De qualquer forma faz-se necessária uma avaliação do cliente.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  4. Gosto de todas respostas da dra.
    Aline

    ResponderExcluir